Genética das Cores


Para a coloração do pêlo dos porquinhos da índia não é só um gene o responsável. Existem uma linha de genes que determina a coloração do pêlo, a proporção da cor e a sua intensidade. Alguns genes influenciam outros.
Os porquinhos selvagens têm a cor Agouti-Dourado.Esta é a cor original. Todas as outras são mutações da cor original feitas pela selecção dos criadores..

Fórmula da cor dos porquinhos selvagens: AA BB CC EE PP


A = Factor-Agouti
B = Factor-Castanho
C = Factor da intensidade da cor
E = Factor da Proporção
P = Factor olhos vermelhos

As cores básicas dos Porquinhos-da-índia são o vermelho e o preto. Todas as outras resultam da diluição destas duas.

-> Linha da cor Vermelha: Vermelho (d.E.) - Dourado (d.E.) - Dourado (p.E.) - Lustre (d.E.) - Açafrão (p.E.) - Creme (d.E.) - Branco (d.E.) - Branco (p.E.)
-> Linha da cor Preta: Preto (d.E.) - Chocolate (F.E.) - Beje (p.E.) - Lilás (p.E.) - Azul Slate (F.E.) - Preto Himalaia (p.E.) - Castanho Himalaya (p.E.)

O Factor-A:
O factor A causa o chamado Ticking da coloração-Agouti. A parte do meio de um pêlo perde o pigmento. O pêlo parece ter três zonas de cor. Assim aparece o típico efeito Agouti.
Linha de Dominância: A (Agouti) - a(r) (Sólido-Agouti) - a(t) (Tan) - a (Não-Agouti)
Se o factor A estiver no genótipo é ainda dependente do factor E se o animal se paracer com um Agouti ou não. No Homizigoto ee a expressão Agouti pára.

O Factor-B:
É o factor castanho e é responsável pelo pigmento preto ou castanho na pele e no corpo do porquinho da índia. B causa a pigmentação preta, b reduz para castanho. B é dominante sobre b. O b causa que os olhos sejam luzidios. Aparecem assim os animais com olhos de fogo. O pigmento pode ainda ser visto na pele. Se está no pêlo ou não isso é dependente do factor C.

O Factor-C:
O factor de intensidade da cor determina o grau de diluição da cor no pêlo.
Linha de Dominância: C (Cor plena) - c(d) (Diluição) - c(k) (pouca diluição) - c(r) (Factor-Chinchila; o Vermelho é reduzido a branco) - c(a) (Factor-Himalaia) - c (Albino)
Albinismo real ainda não foi provado entre porquinhos da índia até agora.

O Factor-E:
O factor-Proporção é responsável pela proporção entre a pigmentação preta e vermelha e sua distribuição.
Linha de Dominância: E (Edding; a pigmentação preta cobre o vermelha) - e(p) (duas cores; pigmentação preta e vermelha) - e (só pigmentação vermelha)
Homozigoto ee suprime o factor-Agouti.

O Factor-P:
O factor-Olhos vermelhos influencia mais a pigmentação preta e castanha do que a vermelha. Se uma animal for homozigoto pp então a sua cor basica será muito mais clara, o que é mais óbvio em animais com pigmentação escura.
Linha Dominante: P (olhos escuros) - p(r) (olhos de rubi) - p (olhos vermelhos)
Os olhos de rubi não são o mesmo que olhos de fogo, que são causados pelo factor b.


Agora alguns exemplos de fórmulas de cores:

AABBCCEEPP -> homozigoto Agouti-Dourado
a(r)a(r)BBCCEEPP -> homozigoto Agouti-Dourado-Sólido
AABBCCe(p)e(p)PP ->homozigoto Agouti-Dourado-Vermelho
AAbbCCEEPP -> homozigoto Agouti-Laranja
AABBc(r)c(r)EEPP -> homozigoto Agouti-Prateado
aaBBCCEEPP -> homozigoto Negro
aabbCCEEPP -> homozigoto Chocolate

O Factor-S:
Este factor é responsável pelas zonas brancas no pêlo do porquinho da índia.
Linha dominante: S (sem Branco) - s(s) (menos de 50% Branco) - s (mais de 50% Branco)
O factor-S não influencia os factores mencionados anteriormente. Não confudir zonas brancas com aquelas em que o branco aparece por diluição do vermelho. A dominância não é completa. Mesmo animais SS podem por vezes apresentar raramente um pouco de branco no pêlo.

O Factor-Rs:
O Factor-Dálmácio é o chamado factor-LETAL. O animal homozigoto RsRs não está destinado a viver e geralmente morre à nascença ou nasce com grande defeitos, pelo que morre pouco depois de nascer. Rs (Dalmata ou Ruão) é dominante sobre rs (Não Dalmata ou Ruão). Ruão e Dalmata NUNCA devem ser cruzados entre os dois ou entre eles.


Voltar